ptenes

O Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD) é uma obrigatoriedade para os bolsistas CAPES, que tem por objetivo prover um estágio de docência como parte integrante da formação do pós-graduando, preparando-o para atuação futura.  No PPG-BT, a obrigatoriedade do PAD se estende a todos os discentes, seguindo os critérios a seguir para cada nível (conforme Art. 18 da Portaria nº 76/2010 da CAPES):

  • Mestrado: Duração mínima de 1 semestre e máxima de 2 semestres.
  • Doutorado: Duração mínima de 2 semestres e máxima de 3 semestres.

Regras para Aproveitamento:

  • Doutorandos que realizaram PAD no mestrado (PPG-BT): Podem solicitar aproveitamento do PAD concluído no mestrado, mas devem completar a carga mínima de mais 1 semestre de PAD durante o doutorado.
  • Doutorandos que realizaram PAD em outra instituição: Devem enviar certificado de conclusão do PAD para análise de aproveitamento, mas devem completar a carga mínima de mais 1 semestre de PAD durante o doutorado.
  • Doutorandos sem PAD anterior: Devem cumprir integralmente os 2 semestres obrigatórios durante o doutorado.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Com relação às etapas do PAD, seguem abaixo as informações, sendo a Elaboração e Submissão do PAD dever dos docentes realizarem.

  1. 📝 Elaboração da Proposta PAD (realizada pelo docente vinculado a uma unidade curricular)
  2. 📅 Submissão da Proposta PAD (realizada pelo docente vinculado a uma unidade curricular)
    Período de submissão:
    1º semestre: Chamada em setembro do ano anterior.
    2º semestre: Chamada em março do mesmo ano.
  3. ✅ Certificação do PAD (responsabilidade do discente)

Após conclusão das atividades o docente responsável pelo PAD registra a conclusão no sistema do PAD e informa aos discentes. O discente deve preencher a Declaração de Conclusão de Proposta PAD (assinada pelo docente responsável e coordenador do PPG-BT) e enviar o documento para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a emissão do Certificado de Conclusão de PAD.

  4. 📥 Inserção do PAD no Histórico Acadêmico
A Inserção do PAD no histórico se dá pela Solicitação de Aproveitamento de Estudos via Peticionamento SEI para aprovação da CEPG. Passo a Passo via SEI:

  • Acesse o SEI! Externo
    • Faça login ou cadastre-se como usuário externo (pode levar alguns dias).
  • Abra um peticionamento:
    • No menu à esquerda: Peticionamento > Processo Novo.
    • Selecione: PROPGPQ: REQUERIMENTO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS.
  • Anexe os documentos:
    • Documento Principal: Formulário preenchido.
    • Documentos Essenciais:
      • Histórico acadêmico atualizado.
      • Declaração de Conclusão do PAD (assinada).
      • Certificado do PAD.
      • Carta de justificativa da solicitação.
      • Finalize: Clique em "Peticionar".

🕒 Prazos e Validação
A CEPG avaliará o pedido e, se aprovado, a Secretaria de Pós-Graduação incluirá o PAD no histórico. Mantenha cópias digitais de todos os documentos.

 

🔗 Links Úteis